segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Cuidado, crianças ao PC!

Você tem filhos(as), irmãos(ãs), primos(as) ou sobrinhos(as) entre 06 e 12 anos que utilizam o computador e “surfam” na Internet? Sim? Então este post pode lhe ajudar.
Sem dúvida, os maiores perigos da Internet são os sites de conteúdo impróprio para menores e os pedófilos que andam à solta na grande rede. Então, o que fazer para evitar que a criança seja atraída para armadilhas ou acesse sites de conteúdo inapropriado? Impedi-la de acessar a Internet é com certeza a pior solução. Pois tudo que é proibido acaba sendo mais tentador.
E então, o que fazer? Primeiro, converse com a criança e explique-lhe, de acordo o com o grau de desenvolvimento dela, o que é pedofilia, o que é um pedófilo e o que ela pode ou não fazer na Internet. Avise-lhe que nem sempre as pessoas dizem a verdade no mundo virtual e que um adulto pode se passar por criança em uma sala de bate-papo. Alerte-a para não fornecer número de telefone, endereço, nome completo e outras informações que facilitem sua identificação. Explique-lhe o porquê disto. Certifique-se de que o computador fique em um local onde você possa monitorar facilmente o que a criança está fazendo. De preferência, coloque o na sala.
Caso o computador fique no quarto da criança ou você trabalhe e a deixe em casa com livre acesso à Internet existe uma solução: instalar programas que restringem o acesso a sites que contenham palavras ou expressões como “sexo”, “ninfetas”, “pornografia” e termos relacionados. Além disto, você também pode instalar softwares que bloqueiem comunicadores e que possibilitem monitorar tudo o que é feito no computador, principalmente na Internet. Com eles é possível saber quais sites foram visitados, ter o registro de conversas em salas de bate-papo e aplicativos como MSN, ICQ e AIM, além de filtrar que tipo de conteúdo pode ser exibido (muitos destes programas têm também uma lista-negra de sites atualizada como as definições de vírus em programas anti-vírus).
Especialistas também recomendam que crianças na possuam perfis em sites de relacionamento (Orkut) e nem participem de conversas com webcam com pessoas desconhecidas.

IMPORTANTE: O Orkut é proibido para menores de 18 anos. Veja o que o site diz sobre isso.
Clique aqui para confirir no site.


Clique aqui para ver os controladores de acesso disponíveis no Superdownloads

0 comentários: